Curso de Educação Marítima

“EDUCAÇÃO MARÍTIMA & SURFE”
1o. Curso Prático-Teórico de Educação Marítima para o Surfe
– Barra da Tijuca, 2017 –
Prof. Bruno Castello da Costa

– PROPOSTA –

(Fotografia: Bruno Dana.)

(Fotografia: Bruno Dana.)

Bruno Ferreira Alves Castello da Costa
Março 2017

Full logo REG

PREFÁCIO

Caros leitores,

O objetivo deste texto é a apresentação do curso “Educação Marítima & Surfe”, incluindo sua estrutura de funcionamento e ementa.

O foco do curso reside no estudo prático-teórico da praia como um ambiente altamente dinâmico e instável, e compreende desde a aprendizagem e aperfeiçoamento de habilidades e capacidades necessárias à plena desenvoltura em meio à zona de arrebentação das ondas, até a prática e treinamento em alto rendimento do Surfe. Destaque para o treinamento do Surfe propriamente dito, nados funcionais aplicados às ondas (Bodysurfing, nado de aproximação, mergulho canivete, nado submerso, nado reboque, crawl, peito, e costas), corrida, exercícios de fortalecimento (barra, flexão, paralela, polichinelo, abdominal) e alongamento.

A duração total do curso geralmente varia de acordo com a disponibilidade e grau de interesse dos estudantes, podendo iniciar a partir de 01 (um) ou mais encontros, geralmente matinais na praia da Barra da Tijuca.

Nas próximas seções, detalharemos a metodologia do curso, pré-requisitos desejáveis, material do aluno, preço das aulas e a ementa do curso.

Atenciosamente,

Bruno Castello da Costa

Bruno Ferreira Alves Castello da Costa
Instrutor, Pesquisador e Consultor Técnico
SurfingPedagogy.com: Educação Marítima & Surfe
+55 (21) 99749-0543
bruno@conscienciafisica.com
skype: bruno.castello1
http://facebook.com/surfingpedagogy

METODOLOGIA DO CURSO

A metodologia de ensino “Conscientização Orientada da Prática do Surfe” preconiza a familiarização com o ambiente da prática esportiva antes do trato com as ondas e a prancha. Seguindo evidências científicas, o trabalho com os alunos evolui a partir de: (i) um ambiente fechado e sem variabilidade (mínimas variações no ambiente, e também nas condições reguladoras do desempenho motor) a um ambiente aberto e com variabilidade (variam ambas as dimensões); (ii) uma situação com estabilidade corporal e sem manipulação de objeto, a uma situação sem estabilidade corporal e com manipulação de objeto. O objetivo é seguir um regime de progressão pedagógica capaz de garantir a segurança dos alunos, permitindo-lhes avançar rumo a um fenômeno de domesticação relativa do ambiente, sem distorcer os reais perigos inerentes à zona de arrebentação das ondas e suas vizinhanças.

Unidades do curso: (1) Familiarização com o meio líquido; (2) Aspectos do relevo submarino que influenciam o Surfe; (3) Estudo físico das ondas; (4) Natação marítima; (5) Natação marítima com retorno pela onda (Surfe de Peito, Bodysurfing ou “Jacaré”); (6) Familiarização terrestre com a prancha; (7) Familiarização marítima com a prancha; (8) Natação marítima com a prancha; (9) Natação marítima com a prancha com retorno pela onda (Surfe, propriamente dito); (10) Temas transversais. O curso prevê a concorrência de unidades, e recomenda-se que as aulas práticas sejam acompanhadas de estudo dirigido teórico extraclasse dos glossários e listas de bibliografia apresentados nas unidades.

Bibliografia básica sugerida para o curso: CASTELLO DA COSTA, B. F. A.; NUNES, G. G.; LADVOCAT, R. B.; BATISTA, L. A.. Conscientização Orientada da Prática do Surfe. 2ª ed. Rio de Janeiro, RJ: edição dos autores, 2013 (disponível em http://amzn.com/148199509Xhttp://www.createspace.com/4134383https://surfingpedagogy.com/o-livro).

PRÉ-REQUISITOS

Ainda que não obrigatórios, alguns pré-requisitos são bem-vindos para o aumento do desempenho dos estudantes ao longo do processo de aprendizagem, tais como os seguintes: habilidades avançadas de natação; bom estado do aparelho locomotor que nos permita um pouco de corrida na areia; experiência com treinamentos de força e flexibilidade; interesse na aprendizagem e/ou aperfeiçoamento da nossa habilidade de lidarmos com a zona de arrebentação das ondas, com o Surfe e/ou Surfe de Peito (“Jacaré” ou Bodysurfing), Bodyboarding, etc.; gosto por trabalho em grupo e por atividades de estudo teórico, individuais e em grupo. Obs: Para adesão ao curso, seria necessário apresentar atestado médico autorizando a prática de atividade física.

IMPORTANTE –> Este curso é destinado a nadadores experientes, com idades a partir dos 11-12 anos. Para crianças mais jovens, e também para nadadores iniciantes, indicamos antes o curso “NATAÇÃO PARA O SURFE” (mais informação a seguir – no apêndice deste texto –, e em https://surfingpedagogy.com/educacao-maritima).

MATERIAL DO ALUNO

Dependendo dos objetivos do treinamento e de seu estágio de aprendizagem, poderemos iniciar as aulas visando especificamente o rendimento no esporte do seu interesse (Surfe, Bodyboarding, Surfe de Peito, etc.). Neste caso, os alunos poderão trazer seu próprio equipamento (prancha, estrepe, nadadeiras, roupa de borracha, etc.).

O curso poderá também ser direcionado para pessoas com menos experiência no esporte, quando então a princípio os alunos deverão vestir traje de natação e/ou de Surfe. Precisaremos também de óculos de natação, protetor solar (aplicar antes de chegar à praia), toalha, boné, óculos escuros e roupas limpas para troca após a aula (se for do seu interesse).

PREÇO DAS AULAS

Aulas particulares (60 minutos; praia da Barra da Tijuca):

– R$130,00 por aula.

Aulas small-group (60-90 minutos; praia da Barra da Tijuca):

– R$110,00 por aula por estudante (2 ou 3 alunos) (60 a 90 minutos).

Figura 1 - capa do livro-texto do Curso (aquisição opcional).

Figura 1 – capa do livro-texto do Curso (aquisição opcional).

EMENTA DO CURSO

UNIDADE 1 – FAMILIARIZAÇÃO COM O MEIO LÍQUIDO

Objetivo geral: ao final da unidade, o aluno deverá ser capaz de, uma vez dentro d’água, alcançar a descontração muscular, o relaxamento respiratório e o controle psicológico, consciente da necessidade de proteção solar e vestimenta adequada.

Objetivos específicos (10): compreender a importância da proteção solar; conhecer a vestimenta adequada ao surfista; executar, controladamente, a respiração, o bloqueio da respiração, a flutuação, o palmateio, o mergulho tradicional de cabeça, a apneia estática, o rolamento para frente dentro d’água, e o rolamento para trás dentro d’água.

UNIDADE 2 – ASPECTOS DO RELEVO SUBMARINO QUE INFLUENCIAM O SURFE

Objetivo geral: ao final da unidade, o aluno deverá ser capaz de compreender os principais aspectos do relevo submarino que influenciam o Surfe.

Objetivos específicos (18): compreender as praias como ambientes transitórios entre o oceano e o continente; identificar os pontos cardeais; identificar a direção do vento; identificar a direção da corrente superficial; identificar a arrebentação, o inside, o outside e a linha de arrebentação; identificar os bancos de areia; identificar face praial, antepraia, pós-praia, bermas, escarpa praial; compreender relação tamanho do grão de areia:idade da praia; distinguir praias rasas, de tombo, intermediárias e abrigadas; identificar as correntes laterais e os valões; identificar as correntes de retorno e as valas; compreender a influência de costões, rochedos e píeres às ondas; identificar a boca, o pescoço e a cabeça das valas; identificar zonas de “quebra-coco”; classificar a maré; compreender a existência de fundos de pedra e coral; compreender o conceito de batimetria; compreender conceito e classes de surf break.

UNIDADE 3 – ESTUDO FÍSICO DAS ONDAS

Objetivo geral: ao final da unidade, o aluno deverá ser capaz de compreender os principais aspectos físicos da onda.

Objetivos específicos (31): compreender o conceito de onda; compreender a classificação da onda segundo o meio de propagação; compreender a classificação da onda segundo a direção da vibração energética; compreender o principal mecanismo de origem das ondas no mar, suas forças restauradoras e os fatores limitadores de seu crescimento; compreender o conceito de swell e ondulação; compreender propagação e características das ondas em mar aberto; compreender as principais diferenças entre ondas de diferentes períodos; compreender a possibilidade da superposição de swells; compreender a dinâmica das partículas do meio de propagação; compreender a influência do assoalho marinho às ondas; compreender os conceitos de ângulo crítico da crista e profundidade de rompimento com respeito à altura; identificar o lip, a parede, a base e o dorso de uma onda; compreender o conceito de pocket e shoulder; compreender o conceito do tubo; estimar a altura das ondas; compreender a onda como um turbilhão; compreender o conceito de zona de impacto; compreender o conceito do caldo; estimar o número de ondas por série e a duração da calmaria; compreender o conceito de plataforma continental; compreender o efeito das plataformas continentais sobre a velocidade das ondas; compreender bancos de areia, bancadas de pedra e de coral como direcionadores do rompimento das ondas; compreender o fenômeno de refração das ondas; compreender o conceito de refração côncava ou convergente (focusing) e refração convexa ou divergente (defocusing); identificar a direção da ondulação; compreender a influência de correntes próximas do litoral sobre a profundidade de rompimento das ondas; identificar vento terral e vento maral; compreender o mecanismo de formação dos ventos terral e maral; reconhecer os efeitos dos ventos terral e maral sobre o rompimento das ondas; identificar o grau de verticalização das ondas; compreender a relação do grau de verticalização das ondas com a classificação geral dos três tipos de onda.

UNIDADE 4 – NATAÇÃO MARÍTIMA

Objetivo geral: ao final da unidade, o aluno deverá ser capaz de nadar do inside ao outside, retornando pelo banco de areia.

Objetivos específicos (12): executar observação geral; executar observação específica; executar a manobra de transição areia-vala; executar aproximação pela vala; executar observação específica continuada; manter um referencial em terra firme; executar sincronização da aproximação com a entrada das séries seguintes; executar dosagem da intensidade; executar recuperação no outside; compreender o conceito de lineup; executar o ataque ao banco de areia durante a calmaria; executar a manobra de transição água-areia.

UNIDADE 5 – NATAÇÃO MARÍTIMA COM RETORNO PELA ONDA: SURFE DE PEITO

Objetivo geral: ao final da unidade, o aluno deverá ser capaz de nadar do inside ao outside, retornando pela linha das ondas.

Objetivos específicos (12): compreender o conceito de linha da onda; identificar direitas e esquerdas; compreender o conceito de leitura da onda; compreender o conceito de pico; definir pico ideal; identificar ondas fechando; compreender o conceito de preferência; compreender os conceitos de interferência; executar as habilidades desportivas de: braçada de ataque; drop; colocação no corte; escape da onda.

UNIDADE 6 – FAMILIARIZAÇÃO TERRESTRE COM A PRANCHA

Objetivo geral: ao final da unidade, o aluno deverá ser capaz de executar a correta manipulação da prancha de Surfe no meio terrestre.

Objetivos específicos (13): compreender a composição da prancha de Surfe; enunciar alguns tipos de prancha de Surfe; reconhecer seus acessórios básicos; executar os principais cuidados; executar as habilidades motoras de agachamento, levantamento de carga potencialmente lesiva, apropriação da postura ereta de sustentação da prancha que minimiza o estresse à coluna vertebral, manutenção estática dessa postura, manutenção dinâmica dessa postura caminhando em linha reta, manutenção dinâmica dessa postura fazendo curva (rotação), manutenção dinâmica dessa postura caminhando fazendo curva (rotação e translação); reconhecer as avarias mais comuns; compreender os componentes básicos para conserto.

UNIDADE 7 – FAMILIARIZAÇÃO MARÍTIMA COM A PRANCHA

Objetivo geral: ao final da unidade, o aluno deverá ser capaz de executar as posições e comandos básicos com a prancha de Surfe.

Objetivos específicos (9): executar a manobra de transição areia-vala com prancha; executar a posição deitado; executar a remada de aproximação; executar a curva de aproximação; executar o golfinho (alunos de pranchinha); executar a tartaruga (alunos de pranchão ou funboard); executar a rotação deitado; executar a posição sentado; executar a rotação sentado; executar a manobra de transição água-areia com prancha.

UNIDADE 8 – NATAÇÃO MARÍTIMA COM A PRANCHA

Objetivo geral: ao final da unidade, o aluno deverá ser capaz de remar do inside ao outside, retornando pelo banco de areia deitado sobre a prancha.

Objetivos específicos (11): executar observação geral; executar observação específica; executar a manobra de transição areia-vala com prancha; executar aproximação pela vala; executar observação específica continuada; manter um referencial em terra firme; executar sincronização da aproximação com a entrada das séries seguintes; executar dosagem da intensidade; executar recuperação, observação e expectativa no outside; executar o ataque ao banco de areia durante a calmaria; executar a manobra de transição água-areia com prancha.

UNIDADE 9 – NATAÇÃO MARÍTIMA COM A PRANCHA COM RETORNO PELA ONDA: SURFE

Objetivo geral: ao final da unidade, o aluno deverá ser capaz de remar do inside ao outside, retornando pela linha das ondas de pé sobre a prancha.

Objetivos específicos (8): executar as habilidades desportivas de rema- da de ataque, drop com prancha e ficar de pé; compreender os conceitos de regular footer, goofy footer e switch footer; executar a habilidade desportiva de colocação no corte; compreender os conceitos de frontside e backside; executar a habilidade desportiva de escape da onda com prancha; compreender o conceito de “vaca”.

UNIDADE 10 – TEMAS TRANSVERSAIS

Objetivo geral: despertar interesse por temas transversais à prática do Surfe.

Objetivos específicos (9): estudo dirigido extraclasse sobre ressuscitação cardiopulmonar e primeiros socorros em vítimas de asfixia, previsão das condições para o Surfe, história do Surfe, alguns aspectos oceanográficos à luz da Biologia Marinha; análise conjunta desses temas em aula; visitas a instituições militares de busca e salvamento, museus e universidades; recomendação a que os alunos se graduem em curso de primeiros socorros.

***

APÊNDICE

Figura 2 - panfleto do Curso.

Figura 2 – panfleto do Curso.

Figura 3 - panfleto do curso "Natação para o Surfe".

Figura 3 – panfleto do curso “Natação para o Surfe“.

– FIM –

******

SurfingPedagogy.com é um oferecimento de:

(SurfingPedagogy.com is brought to you by):

Full logo REG

Copyright © 2009-2017

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s