22.fev.2014 — Educação Marítima & Surfe @ Academia Locatelli

***

“EDUCAÇÃO MARÍTIMA & SURFE”
1o. Curso Prático-Teórico de Educação Marítima para o Surfe
Academia Locatelli (Petrópolis), 22/fev/2014
Prof. Bruno Castello da Costa

logo locatelli

(Fotografia: Bruno Dana.)

(Fotografia: Bruno Dana.)

por
Bruno Ferreira Alves Castello da Costa

Full logo REG

PREFÁCIO

(Rio de Janeiro, 27 de janeiro de 2014)

Prezados Alunos da Academia Locatelli,

O objetivo deste texto é a apresentar-lhes o curso “Educação Marítima & Surfe”, que será ministrado no dia 22/fev/2014 (sábado) em suas dependências, em carga horária de 7 horas, sendo 3 horas de aula teórica, 2 horas na sala de musculação e exercícios ao ar livre, e 2 horas de prática específica na piscina. E ao seu final, lhes será proposto um segundo encontro, dessa vez na praia da Barra da Tijuca, a fim de enriquecer esta primeira vivência na academia.

–> Conteúdo:

1. Teoria (3 horas)

1.1. A praia como um ambiente dinâmico e instável;

1.2. Conhecimentos sobre a dinâmica das ondas, fundos, ventos e marés;

1.3. Perigos e cuidados de segurança;

1.4. Treinamento físico para performance em esportes aquáticos.

2. Prática na academia (4 horas)

2.1. Exercícios funcionais para natação e Surfe (sala de musculação e ar livre);

2.2. Exercícios voltados para esportes aquáticos e o Surfe (piscina).

–> Opcional:

3. Prática na praia da Barra da Tijuca (opcional)

3.1. Interpretação das condições do mar;

3.2. Natação marítima;

3.3. Bodysurfing;

3.4. Iniciação ao Surfe.

O Curso compreende conceitos ligados à aprendizagem e aperfeiçoamento de habilidades e capacidades necessárias à plena desenvoltura em meio à zona de arrebentação das ondas, bem como a prática e treinamento em alto rendimento do Surfe. Destaque para o treinamento do Surfe propriamente dito, nados funcionais aplicados às ondas, corrida, exercícios de fortalecimento indoor e na praia, e alongamento.

Nas próximas seções, detalharemos a metodologia do Curso, pré-requisitos desejáveis, material do aluno, preço, ementa e cartazes de divulgação.

Atenciosamente,
Prof. Bruno Castello

Bruno Ferreira Alves Castello da Costa
Instrutor, Pesquisador e Consultor Técnico
SurfingPedagogy.com: Educação Marítima & Surfe
+55 (21) 99749-0543
surfingpedagogy@gmail.com
skype: bruno.castello1
http://facebook.com/surfingpedagogy

METODOLOGIA DO CURSO

A metodologia de ensino “Conscientização Orientada da Prática do Surfe” preconiza a familiarização com o ambiente da prática esportiva antes do trato com as ondas e a prancha. Segundo estudo de 6 anos do Laboratório de Biomecânica e Comportamento Motor da UERJ (CASTELLO DA COSTA et al., 2013), a aprendizagem do Surfe deve evoluir a partir de: (i) um ambiente fechado e sem variabilidade (mínimas variações no ambiente, e também nas condições reguladoras do desempenho motor) a um ambiente aberto e com variabilidade (variam ambas as dimensões); (ii) uma situação com estabilidade corporal e sem manipulação de objeto, a uma situação sem estabilidade corporal e com manipulação de objeto. O objetivo é seguir um regime de progressão pedagógica capaz de garantir a segurança dos alunos, permitindo-lhes avançar rumo a um fenômeno de domesticação relativa do ambiente, sem distorcer os reais perigos inerentes à zona de arrebentação das ondas e suas vizinhanças.

Unidades do Curso: (1) Familiarização com o meio líquido; (2) Aspectos do relevo submarino que influenciam o Surfe; (3) Estudo físico das ondas; (4) Natação marítima; (5) Natação marítima com retorno pela onda (Surfe de Peito, Bodysurfing ou “Jacaré”); (6) Familiarização terrestre com a prancha; (7) Familiarização marítima com a prancha; (8) Natação marítima com a prancha; (9) Natação marítima com a prancha com retorno pela onda (Surfe, propriamente dito); (10) Temas transversais.

Bibliografia do Curso: CASTELLO DA COSTA, B. F. A.; NUNES, G. G.; LADVOCAT, R. B.; BATISTA, L. A.. Conscientização Orientada da Prática do Surfe. 2ª ed. Rio de Janeiro, RJ: edição dos autores, 2013.

PRÉ-REQUISITOS

Ainda que não obrigatórios, alguns pré-requisitos são bem-vindos para o aumento do desempenho dos estudantes, tais como: habilidades avançadas de natação; bom estado do aparelho locomotor que nos permita um pouco de corrida (na rua e na areia); experiência com treinamentos de força e flexibilidade; interesse na aprendizagem e/ou aperfeiçoamento da nossa habilidade de lidarmos com a zona de arrebentação das ondas, com o Surfe e/ou Surfe de Peito (“Jacaré” ou Bodysurfing), Bodyboarding, etc.; gosto por trabalho em grupo e atividades de estudo teórico.

MATERIAL DO ALUNO

Para as práticas na academia (teoria, musculação e piscina), pede-se que os alunos vistam roupa de ginástica, tênis de corrida e traje de natação. Na piscina, seria bom também que aqueles alunos que possuam óculos de natação venham munidos dos mesmos e chinelos. Ainda que não imprescindíveis, nadadeiras e pranchas de natação seriam bem-vindos. E finalmente, toalha, boné, óculos escuros e roupas limpas para troca após a aula (se for do seu interesse).

Dependendo do seu interesse e experiência, para o opcional encontro na praia pede-se que os alunos repitam o material da academia, que poderá ser acrescido do seu próprio equipamento no esporte do seu interesse (Surfe, Bodyboarding, Surfe de Peito, etc.), isto é, prancha, estrepe, nadadeiras, roupa de borracha, etc.

Já para o encontro na academia, o professor fornecerá o livro-texto do Curso para cada aluno.

PREÇO DO CURSO

Encontro na Academia (22/fev/2014):

– R$230,00
– Carga horária: 7 horas
– Obs: Incluído o livro-texto.

Encontro na praia da Barra da Tijuca (data a combinar):

– R$100,00
– Carga horária: 2 horas
– Obs: Este encontro será opcional.

OBS: A capacidade da turma será de, no mínimo 5, e no máximo 10 alunos.

Figura 1 - capa do livro-texto do Curso (aquisição opcional).

Figura 1 – capa do livro-texto do Curso (aquisição opcional).

EMENTA DO CURSO

UNIDADE 1 – FAMILIARIZAÇÃO COM O MEIO LÍQUIDO

Objetivo geral: ao final da unidade, o aluno deverá ser capaz de, uma vez dentro d’água, alcançar a descontração muscular, o relaxamento respiratório e o controle psicológico, consciente da necessidade de proteção solar e vestimenta adequada.

Objetivos específicos (10): compreender a importância da proteção solar; conhecer a vestimenta adequada ao surfista; executar, controladamente, a respiração, o bloqueio da respiração, a flutuação, o palmateio, o mergulho tradicional de cabeça, a apneia estática, o rolamento para frente dentro d’água, e o rolamento para trás dentro d’água.

UNIDADE 2 – ASPECTOS DO RELEVO SUBMARINO QUE INFLUENCIAM O SURFE

Objetivo geral: ao final da unidade, o aluno deverá ser capaz de compreender os principais aspectos do relevo submarino que influenciam o Surfe.

Objetivos específicos (18): compreender as praias como ambientes transitórios entre o oceano e o continente; identificar os pontos cardeais; identificar a direção do vento; identificar a direção da corrente superficial; identificar a arrebentação, o inside, o outside e a linha de arrebentação; identificar os bancos de areia; identificar face praial, antepraia, pós-praia, bermas, escarpa praial; compreender relação tamanho do grão de areia:idade da praia; distinguir praias rasas, de tombo, intermediárias e abrigadas; identificar as correntes laterais e os valões; identificar as correntes de retorno e as valas; compreender a influência de costões, rochedos e píeres às ondas; identificar a boca, o pescoço e a cabeça das valas; identificar zonas de “quebra-coco”; classificar a maré; compreender a existência de fundos de pedra e coral; compreender o conceito de batimetria; compreender conceito e classes de surf break.

UNIDADE 3 – ESTUDO FÍSICO DAS ONDAS

Objetivo geral: ao final da unidade, o aluno deverá ser capaz de compreender os principais aspectos físicos da onda.

Objetivos específicos (31): compreender o conceito de onda; compreender a classificação da onda segundo o meio de propagação; compreender a classificação da onda segundo a direção da vibração energética; compreender o principal mecanismo de origem das ondas no mar, suas forças restauradoras e os fatores limitadores de seu crescimento; compreender o conceito de swell e ondulação; compreender propagação e características das ondas em mar aberto; compreender as principais diferenças entre ondas de diferentes períodos; compreender a possibilidade da superposição de swells; compreender a dinâmica das partículas do meio de propagação; compreender a influência do assoalho marinho às ondas; compreender os conceitos de ângulo crítico da crista e profundidade de rompimento com respeito à altura; identificar o lip, a parede, a base e o dorso de uma onda; compreender o conceito de pocket e shoulder; compreender o conceito do tubo; estimar a altura das ondas; compreender a onda como um turbilhão; compreender o conceito de zona de impacto; compreender o conceito do caldo; estimar o número de ondas por série e a duração da calmaria; compreender o conceito de plataforma continental; compreender o efeito das plataformas continentais sobre a velocidade das ondas; compreender bancos de areia, bancadas de pedra e de coral como direcionadores do rompimento das ondas; compreender o fenômeno de refração das ondas; compreender o conceito de refração côncava ou convergente (focusing) e refração convexa ou divergente (defocusing); identificar a direção da ondulação; compreender a influência de correntes próximas do litoral sobre a profundidade de rompimento das ondas; identificar vento terral e vento maral; compreender o mecanismo de formação dos ventos terral e maral; reconhecer os efeitos dos ventos terral e maral sobre o rompimento das ondas; identificar o grau de verticalização das ondas; compreender a relação do grau de verticalização das ondas com a classificação geral dos três tipos de onda.

UNIDADE 4 – NATAÇÃO MARÍTIMA

Objetivo geral: ao final da unidade, o aluno deverá ser capaz de nadar do inside ao outside, retornando pelo banco de areia.

Objetivos específicos (12): executar observação geral; executar observação específica; executar a manobra de transição areia-vala; executar aproximação pela vala; executar observação específica continuada; manter um referencial em terra firme; executar sincronização da aproximação com a entrada das séries seguintes; executar dosagem da intensidade; executar recuperação no outside; compreender o conceito de lineup; executar o ataque ao banco de areia durante a calmaria; executar a manobra de transição água-areia.

UNIDADE 5 – NATAÇÃO MARÍTIMA COM RETORNO PELA ONDA: SURFE DE PEITO

Objetivo geral: ao final da unidade, o aluno deverá ser capaz de nadar do inside ao outside, retornando pela linha das ondas.

Objetivos específicos (12): compreender o conceito de linha da onda; identificar direitas e esquerdas; compreender o conceito de leitura da onda; compreender o conceito de pico; definir pico ideal; identificar ondas fechando; compreender o conceito de preferência; compreender os conceitos de interferência; executar as habilidades desportivas de: braçada de ataque; drop; colocação no corte; escape da onda.

UNIDADE 6 – FAMILIARIZAÇÃO TERRESTRE COM A PRANCHA

Objetivo geral: ao final da unidade, o aluno deverá ser capaz de executar a correta manipulação da prancha de Surfe no meio terrestre.

Objetivos específicos (13): compreender a composição da prancha de Surfe; enunciar alguns tipos de prancha de Surfe; reconhecer seus acessórios básicos; executar os principais cuidados; executar as habilidades motoras de agachamento, levantamento de carga potencialmente lesiva, apropriação da postura ereta de sustentação da prancha que minimiza o estresse à coluna vertebral, manutenção estática dessa postura, manutenção dinâmica dessa postura caminhando em linha reta, manutenção dinâmica dessa postura fazendo curva (rotação), manutenção dinâmica dessa postura caminhando fazendo curva (rotação e translação); reconhecer as avarias mais comuns; compreender os componentes básicos para conserto.

UNIDADE 7 – FAMILIARIZAÇÃO MARÍTIMA COM A PRANCHA

Objetivo geral: ao final da unidade, o aluno deverá ser capaz de executar as posições e comandos básicos com a prancha de Surfe.

Objetivos específicos (9): executar a manobra de transição areia-vala com prancha; executar a posição deitado; executar a remada de aproximação; executar a curva de aproximação; executar o golfinho (alunos de pranchinha); executar a tartaruga (alunos de pranchão ou funboard); executar a rotação deitado; executar a posição sentado; executar a rotação sentado; executar a manobra de transição água-areia com prancha.

UNIDADE 8 – NATAÇÃO MARÍTIMA COM A PRANCHA

Objetivo geral: ao final da unidade, o aluno deverá ser capaz de remar do inside ao outside, retornando pelo banco de areia deitado sobre a prancha.

Objetivos específicos (11): executar observação geral; executar observação específica; executar a manobra de transição areia-vala com prancha; executar aproximação pela vala; executar observação específica continuada; manter um referencial em terra firme; executar sincronização da aproximação com a entrada das séries seguintes; executar dosagem da intensidade; executar recuperação, observação e expectativa no outside; executar o ataque ao banco de areia durante a calmaria; executar a manobra de transição água-areia com prancha.

UNIDADE 9 – NATAÇÃO MARÍTIMA COM A PRANCHA COM RETORNO PELA ONDA: SURFE

Objetivo geral: ao final da unidade, o aluno deverá ser capaz de remar do inside ao outside, retornando pela linha das ondas de pé sobre a prancha.

Objetivos específicos (8): executar as habilidades desportivas de rema- da de ataque, drop com prancha e ficar de pé; compreender os conceitos de regular footer, goofy footer e switch footer; executar a habilidade desportiva de colocação no corte; compreender os conceitos de frontside e backside; executar a habilidade desportiva de escape da onda com prancha; compreender o conceito de “vaca”.

UNIDADE 10 – TEMAS TRANSVERSAIS

Objetivo geral: despertar interesse por temas transversais à prática do Surfe.

Objetivos específicos (9): estudo dirigido extraclasse sobre ressuscitação cardiopulmonar e primeiros socorros em vítimas de asfixia, previsão das condições para o Surfe, história do Surfe, alguns aspectos oceanográficos à luz da Biologia Marinha; análise conjunta desses temas em aula; visitas a instituições militares de busca e salvamento, museus e universidades; recomendação a que os alunos se graduem em curso de primeiros socorros.

CARTAZES DE DIVULGAÇÃO

Figura 2 - cartaz de divulgação geral do curso "Educação Marítima & Surfe" na Academia Locatelli.

Figura 2 – cartaz de divulgação geral do curso “Educação Marítima & Surfe” na Academia Locatelli.

Figura 3 - cartaz de divulgação específica do curso "Educação Marítima & Surfe" na Academia Locatelli.

Figura 3 – cartaz de divulgação específica do curso “Educação Marítima & Surfe” na Academia Locatelli.

– FIM –

Download pdf –> Educação Marítima & Surfe @ Academia Locatelli EMENTA CURSO

******

SurfingPedagogy.com é um oferecimento de:

(SurfingPedagogy.com is brought to you by):

Full logo REG

Copyright © 2009-2017